Projetos

Por Roberto Leiser Baronas (UFSCar); Marcelo Rocha Barros Gonçalves (UFMS) e Tamires Cristina Bonani Conti (UFSCar)


No âmbito da linguagem, a linguística popular é o mais novo campo institucionalizado de estudos em terras brasilinas. Seu debut epistêmico se dá no início dos anos 2020, por um lado, com a publicação do dossiê  Linguística popular - a linguística ‘fora do templo’: Definição, geografia e dimensões | Fórum Linguístico (ufsc.br) e, por outro, com a realização do I Seminário Internacional de Estudos em Linguística Popular: homenagem a Amadeu Amaral - Apresentação | Sielipop (sielipopufscar.wixsite.com). Suas preocupações não se concentram nas reflexões acerca dos usos linguísticos, que buscam descrever, explicar e interpretar as práticas linguageiras, tal qual a linguística científica, mas seu objeto de discussão são as práticas linguísticas. Essas práticas são compreendidas por Paveau e Bayle (2020), baseando-se em quatro dimensões: descritivas, prescritivas, intervencionistas e militantes. Essas práticas são engendradas por não-linguistas, isto é, pessoas que não têm formação em linguística, mas que produzem conhecimento sobre a linguagem. Nesta intervenção, apresentamos, o projeto que mistura, no sentido semiótico deste conceito, ensino, pesquisa, extensão e inovação, Plataforma Digital de Obras de Linguistas Populares – PlaDOLP, cujo objetivo primeiro é disponibilizar aos interessados um acervo obras produzidas por linguistas populares. Não se trata somente da digitalização e a sua consequente disponibilização dessas obras, geralmente de difícil acesso, mas de colocar a circular edições críticas sobre essas obras de linguistas populares. Um bom exemplo deste trabalho é a disponibilização do E-book O linguajar carioca de Antenor Nascentes, publicado inicialmente em 1920 – O-Linguajar-Carioca-em-1922-Ebook.pdf (letraria.net). Essa plataforma, para além de reunir em único ambiente digital um arquivo crítico dos trabalhos dos linguistas populares, proporcionando que todos os interessados, notadamente os mais jovens, tenham acesso a esse material bibliográfico, que inclusive serve de base para diversos estudos em sociolinguística, dialetologia, linguística aplicada, pode também se constituir numa fonte de pesquisa aos professores sobre o ensino-aprendizagem da língua portuguesa.
 
Palavras-chave: Linguística popular; ambiente digital, ensino aprendizagem de línguas.